OpenCredit – Soluções em Cobranças


Publicado em: 01/02/23
6 dicas práticas para diminuir a inadimplência na sua empresa

“De acordo com os dados da Serasa Experian quase 30% da população tem contas em atraso e isso representa 63 milhões de pessoas no país.”

E como não comprometer a saúde financeira da sua empresa e diminuir a inadimplência? Temos para você algumas dicas que irão te ajudar a agir de forma amigável, sem prejudicar o relacionamento com os clientes.

1. Seja amigável durante a cobrança

Código de Defesa do Consumidor, cujo Artigo 42 diz que: Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Sendo assim, lembre-se de não ameaçar nem constranger o cliente para que quite a dívida.

. Trate o cliente inadimplente como trata aquele com o qual você acabou de fechar contrato.

. Aposte no respeito e na objetividade na hora de fazer esse contato.

. Evite a propaganda negativa do seu negócio e contribua para que ele compre novamente no futuro.

2. Dê benefícios para quem paga em dia

A dica de ouro aqui é: Estude o seu público e encontre uma vantagem que o atraia.

Para estimular o pagamento em dia, você pode oferecer vantagens, como descontos, bônus para próximas compras, pontos que podem ser acumulados para trocar por benefícios. Você verá que, se o benefício for interessante, os clientes se esforçarão para pagar as contas em dia.

3. Negocie com o cliente inadimplente

Nem sempre um consumidor que não está com as contas em dia é um mau pagador e estar aberto a negociações é outra dica para diminuir a inadimplência.

Escute e procure entender o que ele tem para dizer. Mostre que a intenção é resolver o problema da melhor maneira para todos e esteja, inclusive, aberto a negociações.

4. Ofereça diversas formas de pagamento

Diversificar as formas de pagamento ajuda a atrair mais clientes e diminuir a inadimplência. Essa é uma das medidas preventivas que a sua empresa pode adotar.

5. Tenha uma régua de cobrança bem definida

A régua de cobrança é um roteiro que a empresa pode seguir para cobrar os inadimplentes.

Tenha vários canais de cobrança; e-mail, SMS, telefone… Crie uma rotina com ações padronizadas e profissionais que poderão ser encaminhadas como um aviso dias antes e depois do vencimento.

DICA: personalize sua régua para cada grupo de clientes conforme o comportamento deles. Quem atrasou o pagamento pela primeira vez poderá receber uma comunicação diferente de quem atrasa todos os meses.

6. Cultive um bom relacionamento

Investir em um bom relacionamento com seu cliente aumenta a percepção de valor que têm da empresa e ainda estimula a retenção. Mostrar-se útil e disponível é mais uma forma de contribuir para a redução da inadimplência.

A chave de como diminuir a inadimplência está em manter um bom relacionamento com seus clientes e principalmente sendo amigável mesmo durante as cobranças.

Invista em um bom relacionamento com seus clientes.

Como a Open Credit pode te ajudar?

No mercado desde 1996,  a Open Credit tem objetivo de promover soluções personalizadas às diversas necessidades dos nossos clientes, tratando com qualidade e responsabilidade todas as questões de cobrança.

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